Os tributos consomem grande parte das receitas dos negócios brasileiros e isso também se aplica aos advogados. Por conta disso, é fundamental que eles estudem formas de obter economia tributária para garantir a competitividade de seus negócios no mercado.
Continue neste texto e entenda como é possível reduzir a carga tributária agindo de acordo com a lei, quais são as 5 melhores dicas para fazê-lo e como um contador pode ajudar no alcance desse objetivo. Boa leitura!
A legislação tributária brasileira é bastante extensa, complexa e onerosa, mas ela também traz diversas disposições que podem ser aproveitadas pelos advogados. Entre elas, isenções, opções de regimes tributários, lacunas na legislação etc.
Todos esses atos estão previstos na lei ou não são proibidos por ela. Por isso, os advogados podem aproveitar deles para reduzir sua carga tributária legalmente.
A economia obtida pode ser convertida em inúmeros benefícios à empresa. Entre eles:
Agora que você sabe que é possível conquistar economias sem infringir a lei, veja abaixo as táticas mais eficazes que podem ser aplicadas pelos profissionais do ramo.
As empresas brasileiras podem optar por três diferentes enquadramentos tributários na abertura do negócio ou os anos fiscais. São eles:
Nem sempre o simples nacional será o melhor regime para o escritório. É necessário ter o apoio de contadores para que eles realizem simulações e identifiquem a opção mais econômica ao advogado.
Para evitar problemas com o fisco e a ocorrência de crimes tributários, é muito importante diferenciar os atos de evasão (sonegação) e elisão fiscal. Entenda melhor:
Esse planejamento é um conjunto de estudos que objetivam reduzir a carga tributária do negócio. De modo geral, ele busca alcançar esse objetivo de três formas:
O pró-labore é uma forma de remunerar os sócios ou gestores pelo trabalho realizado no negócio. Porém, contribuições previdenciárias incidem nesse tipo de pagamento, o que é bastante oneroso às contas da empresa.
Uma estratégia para economizar nesses pagamentos é diminuir o pró-labore e aumentar a participação dos lucros, já que não há incidência desses encargos.
Não separar as contas pessoais da empresa é um dos maiores erros que podem ser cometidos pelos advogados gestores. Isso inviabiliza a identificação das receitas e despesas, desequilibrando suas contas. O advogado deve estabelecer uma certa quantia do faturamento como sua remuneração e usar o restante somente a favor do negócio.
Um bom serviço contábil auxilia o advogado de inúmeras maneiras. Os serviços prestados por esses profissionais, entre diversos outros, são:
A economia tributária pode ser obtida de diferentes formas pelos advogados, mas é importante contratar uma empresa de contabilidade especializada para não incorrer em ilícitos e tomar as decisões mais vantajosas possíveis para o negócio.
Gostou deste post? Ele também pode ser útil aos seus colegas e parceiros! Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!
© Comprosper