Para saber como abrir uma clínica médica de forma legal, alguns procedimentos devem ser observados. É crucial que o empreendedor os conheça para evitar problemas com os órgãos fiscalizadores.
Para auxiliar você neste objetivo, estou publicando este conteúdo, no qual explico quem deve assinar os documentos, quais são os registros, cadastros, licenças e outras exigências legais. Confira!
Não é um processo fácil, sendo fundamental ter o apoio de contadores para garantir que tudo seja feito corretamente. Veja agora os passos a seguir para a abertura da clínica.
Primeiramente, é necessário saber que será obrigatório ter a assinatura de todos os sócios da clínica na abertura. Se não for uma Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (cujo faturamento anual é de até R$ 4,8 milhões) também será preciso da assinatura de um advogado.
Ainda, saiba que isso vale tanto para a abertura como para alterações contratuais.
Consiste na classificação da empresa perante os órgãos governamentais. Todas as escolhas são importantes, uma vez que definem o funcionamento do negócio, sua carga tributária e outros aspectos. Os principais são:
Aqui listo todos os documentos, registros, cadastros, licenças e outras exigências para formalizar o negócio.
Deixar de fazer os registros e obter as licenças para formalizar o negócio poderá comprometer o funcionamento e a continuidade da clínica, já que ela estará suscetível a autuações fiscais, aplicação de multa e, até mesmo, fechamento do negócio.
Além disso, é preciso ter muito cuidado na escolha do tipo de empresa e seu enquadramento tributário, bem como na emissão dos documentos fiscais conforme a lei, caso contrário, a clínica arcará com carga tributária além do necessário e poderá cometer erros, que geram multas e outras penalidades.
Após ler minha explicação sobre como abrir uma clínica médica, foi possível concluir que o processo é complexo e exige conhecimento aprofundado, logo, não deixe de buscar apoio especializado durante o procedimento.
O conteúdo foi útil? Sabia que há diferenças na tributação de pessoa física e jurídica para médicos? Acesse este artigo que explica o porquê!
© Comprosper