O planejamento financeiro empresarial é um mapeamento das ações do negócio, incluindo controle da renda, investimentos, despesas etc. Seu propósito é o de reunir informações reais e seguras para auxiliar na conquista de metas, aumentar a lucratividade e atingir resultados.
Nos tópicos seguintes, explicamos a importância do planejamento financeiro empresarial, como elaborá-lo com eficiência e, no fim, como a recuperação de crédito tributário auxilia no alcance desse objetivo. Confira!
Esse planejamento é a base para todas as tomadas de decisões em um negócio, pois fornece maior controle do seu orçamento e garante maior sucesso tanto das estratégias de curto prazo como daquelas de longo prazo. Isso ocorre pelo fato de o plano trazer benefícios, como:
Exige-se muito conhecimento técnico e organização para elaborar um bom planejamento financeiro. Veja etapas para fazê-lo eficientemente.
Primeiramente, é importante realizar um diagnóstico completo da empresa. A equipe contábil deve fazer um balanço patrimonial para que sejam mensurados os ativos (bens e direitos) e os passivos (obrigações). Também é importante responder às seguintes perguntas sobre o negócio:
Relacione todos os recursos que entrarão em caixa em uma planilha, pois isso permite o planejamento dos recursos que serão utilizados em um período. O mesmo processo deve ser feito em relação aos gastos, pois há a identificação da capacidade da empresa de arcar com suas obrigações.
Nessa etapa, o responsável planeja como serão controlados os recursos financeiros. Durante as decisões, devem ser avaliados alguns itens, como:
O ideal é que tudo seja feito de forma transparente para os chefes dos setores e colaboradores, assim, todos trabalharão para seguir o orçamento.
Aqui, são determinadas quais serão as metas a serem conquistadas em um determinado prazo, sendo fundamental que elas sejam atingíveis e mensuráveis. Algumas relacionadas às finanças são:
Tenha em mente que nem sempre tudo ocorrerá como o planejado, portanto, preveja medidas para três tipos de cenários:
A recuperação do crédito tributário é uma ação tomada pela empresa para receber do governo valores anteriormente pagos em tributos. A carga tributária brasileira é excepcionalmente onerosa para pessoas jurídicas, mas, com essa recuperação, a organização usufrui de vantagens, como:
A empresa que tem o suporte de especialistas contábeis consegue alocar essa recuperação no seu planejamento financeiro empresarial, possibilitando mais redução de custos, o alcance de melhores metas e muito mais. Os consultores profissionais realizarão os seguintes processos na empresa para fazerem a recuperação do crédito tributário:
Com um bom planejamento financeiro empresarial, a organização maximizará as chances de sucesso no mercado, já que utilizará melhor os seus recursos. Com o auxílio de uma empresa de contabilidade, ela ainda poderá utilizar a recuperação de crédito tributário e maximizar os ganhos.
O nosso artigo foi útil? Agora, acesse nosso post que traz como contratar uma empresa de contabilidade com segurança e elabore um planejamento eficiente!
© Comprosper